Educação Infantil
Objetivo Geral da Educação Infantil
Nesta fase, a criança é cuidada e estimulada para o desenvolvimento integral, nas dimensões emocional, social, corporal, intelectual e espiritual. Isso acontece com atenção respeitosa à maneira do estudante interagir com as pessoas e a realidade, marcada pelo jogo, a brincadeira, a imaginação, o senso da surpresa e da descoberta e a prazerosa construção do conhecimento, percursos esses que a criança vivencia na Escola, ao mesmo tempo em que desenvolve o sentido da presença de Deus, do próximo e do meio ambiente, com valores e atitudes.
Objetivos Específicos da Aprendizagem na Educação Infantil
A Educação Infantil tem como um de seus objetivos, propor atividades capazes de promover a socialização, instigar a curiosidade, e estimular o espírito investigativo, a troca de experiências e opiniões que permita a criança conhecer o ‘EU’, o ‘OUTRO’, o ‘NÓS’, o corpo, os gestos e os movimentos, os traços, os sons, as cores, as formas, a escuta, a fala, os pensamentos e a imaginação, os espaços, o tempos, as quantidades, as relações e as transformações.
Ao ponderar esta etapa de desenvolvimento desses alunos, os resultados das iniciativas devem ser visíveis tanto para a escola, ao observar seu grupo, quanto para as famílias, em casa, que estão ansiosas em ver o crescimento escolar de seus filhos. Por conta disso, conhecer, trabalhar e saber explicar cada um dos eixos da Educação Infantil precisa estar entre as suas prioridades.
Com base nas orientações da BNCC, pretende-se, na Educação Infantil, desenvolver as aprendizagens essenciais que compreendem tanto comportamentos, habilidades e conhecimentos quanto vivências que promovem aprendizagem e desenvolvimento nos diversos campos de experiências, sempre com fulcro nas interações e na brincadeira como eixos estruturantes. Esses exercícios, portanto, constituem-se como objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
Ao reconhecer as especificidades dos diferentes grupos etários que constituem a etapa da Educação Infantil, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento estão sequencialmente organizados em três grupos de acordo com sua faixa etária, que correspondem às possibilidades de aprendizagem e às características do desenvolvimento das crianças. Todavia, esses grupos não podem ser considerados de forma rígida, já que há diferenças de ritmo na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças que precisam ser consideradas na prática pedagógica.
A Educação Infantil do Colégio Diocesano Padre Pita, respeita as orientações da BNCC e está distribuída, por faixa etária das crianças na modalidade Educação Infantil, em seus respectivos grupos de aprendizagem com a seguinte organização:
Turmas | Faixa Etária |
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Berçário | 6 meses a 1 ano e 11 meses |
Infantil II | 2 anos a 2 anos e 11 meses |
Infantil III | 3 anos a 3 anos e 11 meses |
Infantil IV | 4 anos a 4 anos e 11 meses |
Infantil V | 5 anos a 5 anos e 11 meses |