Eixo Global

Introdução

O projeto surgiu com a intenção de suprir uma carência social deixada pela mudança socioeconômica caracterizada pela desvalorização monetária, empobrecimento social e principalmente pelo empoderamento feminino e o ingresso da mulher no mercado de trabalho.

O impacto social dessa transformação deixou uma lacuna na ‘‘Educação de Casa’’ que tem a função de formação humana.

A quem caberia nesse novo modelo de sociedade esse tipo de educação? Hoje, a maioria das crianças estão sob cuidados de parentes ou funcionários do lar. É necessário compreender que essa nova geração de crianças nasce e já recebe alta carga de informação, maior que a de seus pais por exemplo.

Baseado nessa ‘‘dor social’’ o Colégio Diocesano Conceito inovou implantando o Eixo Global de Ensino, que consiste em formar de uma maneira inovadora e lúdica nossas crianças com um propósito: a Humanização. Para isso elas recebem formação nas mais diversas áreas do conhecimento, são elas: Empreendedorismo, Ética e Cidadania, Sociedade e Meio Ambiente, Nutrição, Psicomotricidade, Musicalização, Bilíngue, Pensamento Computacional e Cultura Maker.

Empreendedorismo

Na educação Empreendedora, nossos alunos vivenciam a experiência de aprender desde cedo a gerir recursos, a serem empreendedores e protagonistas, além de fortalecer o aprendizado matemático e desenvolver ideias. A proposta da educação empreendedora é impulsioná-los a um futuro criativo, inovador e de protagonismo, nosso principal objetivo é transformá-lo.

Ética e Cidadania

Na aprendizagem de Ética e Cidadania eles recebem noções intermediárias de cidadania, de seus direitos de deveres, da importância das relações em sociedade, mas principalmente sobre respeito ao próximo e suas diferenças. Nosso principal objetivo é ajudá-los construir uma sociedade mais justa e igualitária gerando empatia.

Sociedade e Meio ambiente

Em Sociedade e Meio Ambiente seguimos a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), assinada em setembro de 2015 em Nova Iorque. Os 193 estados membros assinaram um acordo com o intuito de promover ações para melhorar as condições de vida, climáticas, de sustentabilidade e para isso elegeram 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Pensamento computacional e Cultura maker

É uma estratégia usada para criar soluções a problemas de maneira eficaz, tendo como base a tecnologia, aliada a ideia de proporcionar ao estudante o construir, consertar ou criar seus próprios objetos, com criatividade, sustentabilidade e colaboratividade.

Nutrição

Na Educação Nutricional, nossas crianças entendem toda a estrutura do alimento, a pirâmide nutricional e os benefícios gerados, mas principalmente, aprendem sobre a importância da produção de alimento sustentável e orgânico. Além de fazer bem ao corpo e se preocupar com a sustentabilidade do planeta, a interdisciplinaridade resulta em projetos onde eles atuam, como a Feira do Orgânico.

Psicomotricidade

Na disciplina de Psicomotricidade as crianças aprendem a utilizar o seu corpo conhecendo os seus limites, aprendem a cuidar da saúde, prevenindo o sedentarismo e a obesidade infantil, com o intuito de torná-los mais saudáveis.

Musicalização

Na disciplina de Musicalização nossas crianças aprendem sobre sons, a construção musical, a instrumentalização e a construção de instrumentos musicais, tudo isso ligando a boa formação musical e cultural. Nosso principal objetivo é torná-los críticos e conhecedores desse processo de formação na identidade musical.

Bilíngue

Manter relações globais é essencial para a evolução da sociedade, principalmente em um mundo conectado. A aprendizagem através do Bilíngue vem facilitar essa experiência globalizada, ainda mais, quando sabemos que apenas 3% da população em faixa de empregabilidade, falam um segundo idioma.